Skip Navigation LinksEB23_PNSM

 

EB2/3 PROFESSOR NAPOLEÃO S. MARQUES

 

RESENHA HISTÓRICA

A Escola nasceu em 1973, no lugar de Valdeirigo, na freguesia de S. Martinho de Bougado, concelho de Santo Tirso, em pavilhões pré-fabricados. Foi criada através da Portaria n.º 562/72 de 28/09/1972 com a designação de Escola Preparatória Professor Carneiro Pacheco e nela era ministrado o Curso Unificado e funcionou no referido local até 1982.

Em 1982/83 foram instaladas novas Escolas (Preparatória e Secundária) com edifícios distintos ficando a preparatória só com o 2º Ciclo e denominada: Escola Preparatória da Trofa e a Secundária com o 3º Ciclo e Secundário.

A partir de 1/9/1993 passou a ser lecionado o 7º ano de escolaridade e em 24/5/1995 foi denominada, pela Portaria n.º 495/95 de 24 de maio do Ministério das Finanças e da Educação, Escola do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico da Trofa, denominação alterada posteriormente para Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos da Trofa.

Pelo Despacho n.º 26 994/2002 de 2 de dezembro de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado da Administração Educativa, passou a denominar-se, depois de cumpridas as formalidades legais em vigor, Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Professor Napoleão Sousa Marques.~

 

CARATERIZAÇÃO DO MEIO

A Escola está situada num meio social e geográfico em grandes transformações. Esta região de grandes tradições agrícolas está a dar lugar a uma forte implantação fabril. Devido á sua localização, no cruzamento de dois eixos comerciais importantes, Porto - Braga e Santo Tirso - Póvoa de Varzim, a industrialização, nesta região, encontra as condições ideais para se desenvolver e crescer.

 

CARATERIZAÇÃO DA ESCOLA

A configuração da Escola, no ano de abertura, uma P3 (Tipo 3), rapidamente, por acréscimo de população discente, foi alterado.

O seu conjunto é hoje constituído por:

Três pavilhões identificados por três cores (vermelho, azul, laranja). Cada pavilhão com quatro salas normais, uma de dimensões reduzidas e três específicas (C. Nat. / EVT / Ed. Vis.), à exceção do pavilhão azul que tem cinco salas normais.

Pavilhão gimnodesportivo e campos de jogos descobertos.

Pavilhão principal: Parte deste pavilhão tem dois pisos. No superior funciona o Centro de Formação. No inferior funcionam os serviços administrativos, receção, gabinete do Conselho Executivo, reprografia, sala de professores, sala de atendimento dos Encarregados de Educação, polivalente com bar de alunos, papelaria, sala de funcionários, cantina, biblioteca e a videoteca com jogos, televisão, aparelhagem de som e vídeo e sala de informática.

No inicio do ano letivo de 1994/95 foi montado um pavilhão pré-fabricado com três salas de aulas e foram divididas as salas de EVT em duas para responder às necessidades, já que com a frequência de seis turmas de cada ano do 3º ciclo a Escola passou a uma situação de superlotação.

No ano letivo de 1998/99 foi montado outro pavilhão pré-fabricado com duas salas.

Para identificar essa área é utilizada a denominação: pavilhões castanhos.

CONCURSOS

COMPRAS