Blog

​NOTÍCIAS
jan 18
Cerimónia da entrega dos diplomas de conclusão do12º ano, Centro Qualifica e Prémios Eurico Ferreira
O Agrupamento realizou, na última semana do 1º período, a cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos que concluíram, em 2016/2017, o 12º ano, aos formandos do Centro Qualifica e Prémios Eurico Ferreira, neste caso, referentes aos dois letivos anteriores.
Pela primeira vez, a Escola saiu do seu espaço e veio até à comunidade, concretamente, ao Forum XXI para levar a cabo esta cerimónia que congrega sempre – até pela sua marca simbólica na vida dos nossos alunos – centenas de participantes, entre alunos, familiares e amigos. Uma vez mais assim foi, neste espaço do Município, com a participação do vice-presidente de Câmara, diretor do Agrupamento,  responsáveis da Associação de Pais Encarregados de Educação e Presidente da Associação de Estudantes.  
O termo de uma etapa, neste caso da vida escolar, é sempre importante, como reconheceram todos os que usaram da palavra: assinala o esforço de anos de trabalho e abre caminho a novos desafios. O comendador Eurico Ferreira sublinhou que, para além das qualidades intelectuais, é fundamental muita dedicação, esforço e trabalho para ter êxito na vida pessoal e profissional. É nesta perspetiva que se enquadra o prémio atribuído aos alunos que, no seu percurso escolar, evidenciaram aqueles valores.
 


jan 16
Comemoração da data histórica 1 de dezembro de 1640

​Os alunos de sexto ano da Escola Professor Napoleão Sousa Marques, foram desafiados pelas professoras de História a sinalizar o dia relativo à Restauração da Independência de Portugal. Motivados por cartazes informativos que lançaram o mote, partiram para a pesquisa e aqui se deixa um registo de alguns dos trabalhos produzidos e do movimento que esta atividade gerou.

1.º dezembro 1640 cartazes.pdf

1_dezembro_1_2017_Easy-Resize.com.jpg 

1_dezembro_2_2017_Easy-Resize.com.jpg 

1_dezembro_3_2017_Easy-Resize.com.jpg

jan 16
Rosas dos Ventos

​No âmbito da História e Geografia de Portugal, foi dinamizada uma atividade lúdica e pedagógica que pretendeu consolidar os conteúdos sobre Localização Relativa. Os alunos de quinto ano a frequentar a Escola Professor Napoleão Sousa Marques, foram, durante o primeiro período, convidados a construir a sua Rosa dos Ventos. Os objetivos foram atingidos e o orgulho pela participação é visível em algumas imagens recolhidas.

rosa_Ventos__1_1_2017_Easy-Resize.com.jpg

rosa_Ventos__2_2017_Easy-Resize.com.jpg 

rosa_Ventos__3_2017_Easy-Resize.com.jpg

jan 16
Corta Mato 2017
Na manhã de 29 de novembro, realizou-se o Corta-Mato Escolar do nosso Agrupamento.
Esta atividade decorreu, em simultâneo, na EB Napoleão Sousa Marques e na Escola Secundária. Teve a participação de 400 alunos (230 da Secundária e 170 da Napoleão) e decorreu num ambiente saudável, em que os participantes evidenciaram empenho, alegria e um excelente comportamento.
Esta iniciativa, marcante no conjunto das atividades da disciplina de Educação Física, mobiliza sempre a comunidade educativa (professores e os assistentes operacionais) como aconteceu nesta última edição.
Todos os seis primeiros classificados de cada escalão etário/género ficaram automaticamente apurados para o Corta-Mato Escolar Distrital no próximo mês de janeiro e organizado pela Direção do Desporto Escolar – Região Norte (no caso de a mesma prova/escalão ter ocorrido nas duas escolas, serão selecionados apenas os três primeiros de cada escola).

2017-2018 SECUND - Classificações vários escalões.pdf
2017-2018 EB2.3 Classificações vários escalões.pdf
 

jan 05
REUNIÕES COM ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO - janeiro 2018
dez 11
Concurso Público - Limpeza - 2018
dez 04
Conselho Geral - Convocatória - 1ª Reunião 2017-2021
nov 27
ERASMUS+ "Happy people will change the world

Aqui fica o registo do 1º Transnacional Meeting do projeto ERASMUS+ "Happy people will change the world" ( 14 a 17 novembro ) em Portugal, onde o nosso agrupamento participará durante dois anos letivos, conjuntamente com escolas da Eslovénia ( país coordenador ), Letónia, Itália, Espanha e Polónia, centra-se no desenvolvimento de atividades centradas nos princípios do Mindfulness aplicados à educação : treino da concentração , das emoções, do pensamento. Trata-se de um projeto dinamizado pelo Clube Europeu e, os primeiros passos foram dados com o desenvolvimento de diferentes iniciativas inseridas na comemoração do Dia Europeu das Línguas.

No mês de outubro realizou-se a atividade « Getting to know 24 strengths , esta atividade consistiu na resposta a um inquérito on line que permitiu aos participantes identificar as suas forças. Os dados foram registados em gráfico e estão expostos no « Happy Corner » junto à biblioteca. Em novembro os alunos criaram a sua proposta para o logo do projeto .Foram votados os 3 melhores de cada país e o logo vencedor foi da Letónia.

Todos os trabalhos que forem realizados durante os dois anos do projeto serão expostos no Happy Corner junto à biblioteca da Escola Secundária.

Para saber mais sobre este projeto e acompanhar o seu desenvolvimento pode consultar o seguinte endereço :

https://happypeopleerasmus.wordpress.com

Clube Europeu do Agrupamento de Escolas da Trofa

page.jpg 

IMG_5800.JPG

nov 27
Concurso (Escola) - GR 430 - Horário 52 -Lista Ordenada
nov 23
Concurso Público - Produtos Diversos - Bar 2018
1 - 10Next